0



- Os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro. – Mateus 13:28-30

O CÓDIGO DE CONDUTA DO SAMURAI

É importante na arte do Servir que se desenvolva uma conduta séria, honesta, transparente, digna e honrosa. Mesmo que em várias situações se depare com desvios de conduta, um servidor da Luz jamais pode se calar ou se omitir, já que é responsável pela guarda e prática da cosmoética universal. Por isso, um servidor é também um guardião da Luz.

Chegamos à época tão aguardada, a Grande Colheita, e para isso os Trabalhadores da Luz foram chamados, convocados e alistados. Vamos para os campos onde os Lírios afloraram e se espalham pelas colinas e planícies. Mesmo neste mar que cobre a vista como um manto multicor há muitas ervas daninhas para retirar. Há que separar o joio.

A atitude neste momento em que se olha o campo adiante é a de um guerreiro, pois encontra diante de si mesmo, um imenso espaço onde o mal também proliferou. Deverá usar a espada para separar a verdade da mentira. E para isso deverá ter a atitude firme e inabalável para colocar a ordem na Casa e ser incorruptível em todos os sentidos.

Isso atrairá a ira e a cólera para cima daquele que deverá trazer a Luz para iluminar a ignorância e as sombras. Os frutos dos atos deverão ser pesados na balança da consciência. A imparcialidade da Justiça será notável nesta época. É certo ou errado. É preto ou branco. Não haverá meio termo, não haverá muro para sentar. A omissão será o "pecado". É sim ou não.

A deslealdade e a traição com os valores da Luz será a tônica a ser evidenciada, por ser a mesmas atitudes que ocasionou a usurpação do Trono Divino do Pai na Terra, há milhares de anos. Agora é o acerto de contas e há que estar diante do Tribunal Cósmico. Observem estes dois aspectos em tudo o que vier em forma de julgamento nesta época da Colheita.

A separação do joio e do trigo, será rigorosa e infalível. A Lei do Retorno será aplicada àqueles que infringiram a Lei Divina da Ordem e da Cosmoética. Iludir as consciências humanas poderá ser fácil enquanto ainda estamos neste início do processo do Juízo Final. Mas, bastará olhar em volta e perceber que as atitudes negativas virão com maior intensidade para impedir que suas sombras sejam expostas.

Por isso, corações, usem do discernimento, análise e percepção. A voz do Coração saberá dizer onde um desvio de conduta ocorre e como atuar com nessa situação. Aceitar o mal é compartilhar com atitudes nefastas e nocivas à raça humana. Manter uma conduta correta nas relações humanas é o dever de um guerreiro da Luz e trabalhar para que a Luz se expanda é o código de um servidor da Luz.

Coragem, confiança e fé.

Façam tudo com Amor.

Paz na Terra!
Shima.


OS SETE PRINCÍPIOS DO BUSHIDO

O Bushido (武士道) ou “Caminho do Guerreiro” é uma espécie de código de conduta que era levada muito a sério pelos samurais. Trata-se de regras baseadas em princípios morais na qual o guerreiro samurai tinha o dever de segui-las a todo custo, não só no campo de batalha como também em sua vida diária.

Embora a maioria dos samurais seguisse o Código de Conduta Bushido, havia aqueles que não respeitavam os princípios básicos e com isso traziam desonra e má reputação sobre ele e sua família. Um samurai sem honra era uma coisa imperdoável e a única forma de lavar a sua honra era através do Harakiri/Seppuku (Ritual de Suicídio).

O Código de Conduta Bushido foi formado e influenciado pelos conceitos do Budismo, Xintoísmo e Confucionismo. E o mais interessante é que apesar desse conceito ser muito antigo, ele ainda é válido para os dias de hoje e pode ser útil para todas as pessoas do planeta. Incorporando esses princípios no nosso dia a dia, podemos nos tornar com certeza “seres humanos” melhores! 

Conheça os 7 Princípios do Bushido

1. 義 Gi – Justiça, Retidão e Honestidade
Seja honesto em todas as suas relações. Acredite na Justiça, não a que é dada pelos outros, e sim na sua própria justiça. Para um autêntico samurai não existem tons de cinza em relação à honestidade e justiça. Só existe o certo e o errado. E pra ser justo é necessário fazer o julgamento correto em relação à tudo em sua vida.

2. 勇 Yuu – Coragem, Bravura heroica
Um samurai deve ter coragem heroica. Viver é arriscado e perigoso e esconder-se como uma tartaruga se esconde em sua concha não é a maneira mais adequada de viver. Devemos aprender a viver a vida ao máximo, intensamente. Substitua o medo pelo respeito e cautela. A coragem heroica não é cega, ela é inteligente e forte.

3. 仁 Jin – Compaixão, Benevolência
Através de um treinamento intenso o samurai torna-se rápido e forte, porém ele usa essas habilidades para fazer o bem para as pessoas e tem compaixão por elas. Amor, amizade, solidariedade e nobreza de sentimentos são considerados como os maiores atributos da alma. Ajude seus colegas em todas as oportunidades que houver.

4. 礼 Rei – Respeito, Polidez e Cortesia
O Samurai não tem nenhuma razão para ser cruel. Não há necessidade de provar a sua força. Um samurai é cortês até mesmo para com os seus inimigos. Se não fosse assim, ele não seria melhor do que qualquer animal. Um samurai é respeitado não só por sua coragem, mas também pela forma como eles tratam os outros.

5. 诚 Makoto – Honestidade, sinceridade absoluta
Mentir é um ato considerado covarde e desonroso e portanto quando um samurai diz que vai fazer tal coisa, é como se ele já tivesse feito. Nada no mundo conseguirá impedi-lo de concretizar o que disse. Um samurai não precisa dar a sua palavra e nem precisa prometer nada. Quando um samurai fala, é porque ele vai agir.

6. 名誉 Meiyo – Honra, Glória
O verdadeiro samurai só tem um juiz de sua honra, e este juiz é ele mesmo. As escolhas que você faz e como você trabalha para obtê-las são um reflexo de quem você realmente é. Você não pode se esconder de si mesmo. Muitas das nossas decisões são influenciadas pelos outros, o que nos faz parecer hipócritas.

Dizemos muitas vezes o que os outros querem que digamos, vemos o que os outros querem que vejamos. Ouvimos o que os outros querem que ouçamos. O valor da nossa dignidade pessoal está implícito na palavra honra. “Desonra é como uma cicatriz em uma árvore que o tempo, em vez de curar, só ajuda a aumentar.”

7. 忠 Chuu – Dever e Lealdade
Um samurai é extremamente leal àqueles que estão sob seus cuidados. Por quem ele é responsável, ele permanece fiel. Suas palavras e suas ações pertencem à você, assim como todas as consequências que se seguem a partir delas. “A palavra de um homem deve ser como sua impressão digital: Você deve levá-la aonde quer que vá”.

“Seguir o Bushido é dar ênfase à lealdade, fidelidade, coragem, justiça, educação, humildade, compaixão, honra e acima de tudo, viver e morrer com dignidade”. Quando aplicamos esses princípios em nossa vida conseguimos melhorar nosso potencial humano. Pra finalizar, uma frase do samurai Miyamoto Musashi:

“A vida de alguém é limitada, porém a honra e o respeito duram para sempre”.

(*) O nome "samurai" (侍) significa, em japonês, "aquele que serve".

(**) Fonte: Japão em Foco

Postar um comentário

 
Top